quarta-feira, 1 de abril de 2009

A Gravidez na Adolescência

ATIVIDADE ENCERRADA..............EM 05/06/09

Nosso conteúdo para o segundo bimestre é Sociologia, Política e Cidadania.

E neste assunto, qual seria a posição do Estado na formação da Cidadania? Neste caso, o indece crescente de jovens gravidas tem relação direta com o descaso dos governantes? será que há politicas públicas para esclarecer e prevenir os jovens no que se refere a Gravidez na Adolescência? Este descaso não é falta de Cidadania? Por que? O que está havendo?

Este espaço foi destinado a você, aluno(a), para colocar aqui sua opinião, suas criticas, seu comentário e quem sabe até uma sugestão para melhor auxiliar o jovem quanto a sua sexualidade. Será que a Escola cumpre seu papel de agente de informação?

Então, participem, você tem a libertdade de expor sua opinião, seja ela qual for Assista ao vídeo. e leia o texto abaixo. Contribua!!






Educar é o ato de provocar nos(as) alunos(as) a busca pelo conhecimento através de uma relação de confiança, carinho e respeito, por isso, vê-las, tão meninas, gravidas causa uma mistura de sentimentos que não sei explicar. O fato é que a escola não pode se omitir quando as jovens alunas tornam-se meninas-mães.
A gravidez na adolescência é uma constante na rotina escolar; e se acreditamos que é reflexo da desinformação, então a escola é que está desinformada pois informadas elas são ou será que não? afinal, estão numa sociedade globalizada onde estes assuntos circulam em vários meios de comunicação. Por que, então, da gravidez prematura? Meninas inteligentes, com potencial para tornarem-se brilhantes profissionais. Este sonho todo é drásticamente interropido.
Chega a preocupação que nos faz refletir, que tipo de mães serão? Terá uma adolescente a estrutura suficiente para educar, ensinar valores, princípios morais, objetivos, regras e até perspectivas?
Lembremos
“…o mundo que nós vamos deixar para os nossos filhos depende muito do tipo de filho que nós vamos deixar para o mundo…” Mário Sergio Cortello


A partir do tema,“A gravidez na Adolescência”, reflita e elabore um texto respondendo aos questionamentos abaixo. Poste sua opinião sobre as questões que se segue: O que leva a gravidez precoce.... será.

* Falta de acesso aos preservativos?
* Falta de orientação familiar?
* Vida sexual precoce?
* Desinformação sobre a sua sexualidade?
* Falta de perspectivas para o futuro?
* Ausência de orientação sexual na escola?
* Na sua opinião, o que podemos fazer para mudar este quadro?

Assista ao vídeo. Visite estes sites e pesquise outros, leia mais, para então formular sua opinião a respeito do tema.
http://www.brasilescola.com/biologia/gravidez-adolescencia.htm

http://www.saude.rj.gov.br/Imprensa/notfev20.shtml

Para responder, clic na frase LINK PARA ESTA POSTAGEM, e post sua opinião. Não deixe de participar, é importante para nós.

POSTAGEM DOS (AS) ALUNOS (AS)
keliane deixou um novo comentário sobre a sua postagem "A Gravidez na Adolescência":

* Falta de acesso aos preservativos? acredito que não, pois preservativos tem hoje em dia ate de graça e tambem existe varios meio de não engravida ''de evitar a gravides''eu acredito que hoje em dia pega filho so quem quer.
* Falta de orientação familiar?acredito que sim ,porque é muito dificil uma mãe conversa com sua filha ou (o)é mais dificil com as meninas não existe um dialogo aquela confiança .hoje em dias os pias não conversam direito com seus filhos muito menos quando é assunto sobre sexo, quando a mãe cisma com a menina a unica coisa que ela fala ''se você aparecer gravida não vo querer aqui em casa'' em tudo isso meche com as adolecentes por não ter apoio de pai nem de mãe como se esperava então acredito que seja um pouco de conversa com os proprio pais.
* Desinformação sobre a sua sexualidade? desinformação acredito que não seja por que hoje em dia tem assunto tem como você descubrir e se enforma muito bem, creio que seja falta de interesse proprio.
* Falta de perspectivas para o futuro?sim ,as pessoas agem a cada dia mais sem pensar no dia de amanha oque pode ou oque não pode acontecer pessoas q agem com o corpo e não agem com a mente pessoas que não dão a minima para o futuru pessoas que so sabem o dia de hoje pois o de amanha so pertence a deus .pessoas sem planejamento falta de interesse.
* Ausência de orientação sexual na escola? um pouco, pque isso ja tinha que vim de casa e nas escolas so acompanha o dia a dia com temas realionados a sexualidade pois hoje em dia ja é um assunto polêmico e natural na juventude ,seria muito bom ter palestra teatro etc.. para que não somente os jovens,adultos etc.. se aprimoracem mais aprendecem mais a lida na pratica pois dialogar é mais facil dar conselho mais chega na hora da pratica é um erro,o que nos vemos hoje em dia é criança e dolecentes gravidas e solteiras as pessoas tem que ter mais amor a si. poucas pensam na opção não engravidar agora e sim futuramente.
ALUNA:KELIANE CIRINEU VIEIRA TURMA 2NR02 ESCOLA:RENATO PINHEIRO CONDURU
Muitos casos de jovems gravidas infelizmente e devido a desestruturaçao familiar isto é pais envolvidos em vicios ; pais que trabalham fora e não tem tempo para os filhos ;não procuram saber os que esses filhos estão fazemdo em casa,escola ,na rua.falta de informação não é . atualmente os meios de comunicação estão familiarizados com o assunto afalta de interrese desses jovems éum grande problema. o principal é a falta de deus nesses jovems nome maria do socorro santos sales sala 2nr01 escola rento p. conduru
E a faLta de aconselhamento dos pais falar sobrea relação sexual com os filhos mas os professores tambem podia colaborar com acomcelhamento sexual com os alunos mas e a fauta de falar mesmo com o aluno e filhos muitos pais tem vergolha de falar sobre o assunto com os filhos os profesores voces falem sobre o assunto com seus alunos não telham vergolna de falar esse assunto nome benedito da silva ferreira junior sala 2rno1 escola renato pihneiro coduru
Realmente os jovens não prepara para ser mães principalmente fisica e pscologico meninas na idade de 10 anos ate os 17 anos são casos mais visto de gravides precoce . a falta de orientação de sem nenhma estrutura familiar tambem influi muito nome janete oliveira de jesus sala 2nr01 escola renato p. conduru

Fernanda disse...
Acho q hj em dia engravida quem quer só pra quem é informado. O governo faz campanhas e dão de graça em posto de saúde. Até no carnaval. Acho q a falta de responsabilidade, e de não pensar nas consequencias...Algumas familias falam sobre sexo, e outras não. As vezes a propria mãe tem vergonha de dizer, e não tem dialodo com os filhos.Na própria familia tem maliciosos q fazem com q a adolescencia goste e aprenda o sexo de uma maneira q disperta cedo.Pra tudo tem sua hora.E acabam engravidando,as vezes do próprio pai ou tio. É muito dificil evitar, pois as vezes a própria mãe sabe e tem medo de denunciar. E assim o adolescente sem saber como evitar acaba engravidando.Na escola sempre é falado, mas acho que a adoelscente quer novas descobertas e descobre o sexo cedo e acontece.Acaba amadurecendo porque a vida ensina.(Quando a cabeça não pensa o corpo padece) O que podemos fazer é: muita orientação e muita conversa em casa, palestras, campanhas, etc. E sempre Use camisinha, sem falar nas doenças também. E lembrar: USE CAMISINHA SEMPRE!!!!!!!!!!! Aluna:
Fernanda Alves de Souza Escola: Renato Pinheiro ConduruTurma: 2RN01

aluna: jessica da silva leal 2nr01 renato pinheiro conduru
bom muitas gravidez são causada por pias não aconselharem tem pais que não conversam sobre isso com seus filhos e também os jovens tem um pouco de cupa por existe tantas coisas no mundo em que vivemos que devemos nos previnir de tudo uasndo camisa ou não praticando fazendo nada essa e a minha opinião. Acho q hj em dia engravida quem quer só pra quem é informado. O governo faz campanhas e dão de graça em posto de saúde. Até no carnaval. Acho q a falta de responsabilidade, e de não pensar nas consequencias...Algumas familias falam sobre sexo, e outras não. acho que a escola também da conselhos para não acontecer o que acaba acontesendo obrigado por sua atenção ass: JESSICA DA SILVA LEAL 2NR01 NOITE RENATO PINHEIRO CONDURU
Anônimo disse...
No meu ponto de vista uma gravidez na adolescência,ela acontecer por falta de informações até mesmo em casa.Pois,hoje em dia acontece gravidezes indesejadas,muitas vezes por falta de atenção,hoje em dia existe tantos meios de evitar.tem palestras,no posto de saúde dão camisinhas,a anticoncepcionais,então tem muitas maneiras de ser evitar.Só que ainda existe muitas adolescentes,que não procuram se prevenir e acabam engravidando e muitas delas por ser uma gravidez indesejada,acaba opitando pelo aborto.E muitas dessas adolescentes,seus pais não procuram orienta-lás,procurando mostrar como poder ter uma relação sexual na adolecência,podendo assim evitar uma gravidez.Muitas das vezes é falta de informação,então no meu ponto de vista por isso,que hoje no mundo em que vivemos acontacer muitos casos de gravidez na adolescência,por falta de diálogo em casa,nas escolas enfim,falta de informação.Então oque podemos fazer para que possamos evitar,é ter muito dialágo em casa,participar de palestras,e claro orientar sempre que for manter uma relação sexual, usar presevativo,não só para evitar uma gravidez,mas também evitar doenças sexualmente transmisivéis!
Aluna:Andreza Helena Toscano AlvesEscola:Renato Pinheiro ConduruTurma:2RN01
5 de Junho de 2009 12:29
big disse...
e a falta de orientação familiar pois os pais não falam com os seus filhos sobre arelação. mas acreio que não seja a fauta de informação porque hoje na midia de tv falam sobre a gravides na adolecencia e a relação sexual na tv acho que a fauta uma infomação tanto na escola quanto em casa. hoje jovem ficam gravidas por fauta de desetruturaçao da familia os professores podiam dar palestras sobre o assunto.
nome maria do socorro dtantas caudas sala 2nr01 escola renatop.conduru

Desconhecido
Anônimo disse...
Nossa e muito dificil falar sobre isto...sou adolescente meu nome marta e estou gravida.tenho 16 anos minha primeira vez foi com 15 ,eu jamais vou botar culpa em meus paisporque tenho dois ezemplos em casa,meu pai e pasto nasci no beço evangelico sempre fui a ygreja,sabia muito bem oque a biblia falava quer dizer fala sobre o sexo antes do casamento...todomundo sabe que adolescencia e uma das fazes mais complicada,e a faze que comesamos apensar, se quer estuda se quer namora ficamos muitoo mais agitados muitas vezes malmorados rebeldes em fim e muito dificio ser adolescente.cada caso e um caso eu conhesoo meninas que realmente foi os pais que sempre deixoo elas de lado numca procurarão saber onde andava.meu caso ñ eles sempre me derão atensão,so que assim gente, infelizmente acontece olhaso eu conheso tamben muitas meninas que ja teverão relação com muitos rapazes sempre usarão camisinha a camisinha estorava e numca ficava gravida,eu sempre me cuidei com meu namorado allan usava camisinha sempre,estorou e fiquei gravida,sofri muitoo so sabe realmente quem esta ou ja passo porisso,quando eu descobri fiqeui apavorada queria morre,pensva muito em meus pais,mas numca passo pele minha cabeça de aborta passo doi meses e aindañ tinha caido a ficha de pois que começo a ficar redondinha ai me dizisperei e meu esposo sempre do meu lado agente casou ainda bem que eu amava ele sempre vou amar e ele senti o mesmo pormim,eu liguei um dia pra ele desesperada chorando e falei allan diegoo a barriga ta grandinha temos queconversa agora, ele foi la e então resoulvemos se juntar...eu continuei glaroo desesperada imagine 15 anos e ter que me casar, esses dois meses passei na casa da minha irmão que esta gravida e era de muito risco agravides dela em tão eu tava achudando ela ,meus pai nem sonha com isso um final de semana fui pra casa deles ii minha mae fico um pouco desconfiada, então chego uma amiga dela e minha tambem e entrou no meu quarto e me viu chorando ficou encistindo em saber oque tinha acontecido tava doida para desabafar com algueme falei pra ela nossa ela ficou doida me via como a bebezinha da casa sou a mas nova SSsem tão guando chegou na ygreja ela falou am inha mãe meus pais apesar de triste me ajudarão de todas as formas porciveis e casei junto com outra irmão minha, faltava qiunze dias pra ela se casar casamos quatro oras da terde foi muitoo limdo o casamento, sofri muito e ainda sofro com a lingua dos outros,com preconceitoo que e oque mata,estou com cinco meses ñ saio muito de casa tenho medo das lingua e vergonha da familia que mindeu todo apoio aiai e muitoo dificio mas agradeço a deus porque ele mindeu duas benção meu esposo e meu filho.parei de ir a escola precisamos sim de muito apoio dos professores afinal sempre mediscerãoque estudo era acoisa mas inportante que eles estava ali pra nos ajudar,ai cade a ajuda cinto falta deles acho sim que eles tem que nos ajuda prescisamos de ajuda professores precismo da sua inteligencia pra creser na vida...

12 de Agosto de 2009 08:18

7 comentários:

  1. * Falta de acesso aos preservativos?
    acredito que não, pois preservativos tem hoje em dia ate de graça e tambem existe varios meio de não engravida ''de evitar a gravides''eu acredito que hoje em dia pega filho so quem quer.
    * Falta de orientação familiar?
    acredito que sim ,porque é muito dificil uma mãe conversa com sua filha ou (o)é mais dificil com as meninas não existe um dialogo aquela confiança .hoje em dias os pias não conversam direito com seus filhos muito menos quando é assunto sobre sexo, quando a mãe sisma com a menina a unica coisa que ela fla ''se você aparecer gravida não vo querer aqui em casa'' em tudo isso meche com as adolecentes por não ter apoio de pai nem de mãe como se esperava então acredito que seja um pouco de conversa com os proprio pais.
    * Desinformação sobre a sua sexualidade?
    desinformação acredito que não seja por que hoje em dia tem assunto tem como você descubrir e se enforma muito bem, creio que seja falta de interece proprio.
    * Falta de perspectivas para o futuro?
    sim ,as pessoas agem a cada dia mais sem pensar no dia de amanha oque pode ou oque não pode acontecer pessoas q agem com o corpo e não agem com a mente pessoas que não dão a minima para o futuru pessoas que so sabem o dia de hoje pois o de amanha so pertence
    a deus .pessoas sem planejamento falta de interece.
    * Ausência de orientação sexual na escola?
    um pouco, pque isso ja tinha que vim de casa e nas escolas so acompanha o dia a dia com temas realionados a sexualidade pois hoje em dia ja é um assunto polemico e natural na juventude ,seria muito bom ter palestra teatro etc.. para que não somente os jovens,adultos etc.. se aprimoracem mais aprendecem mais a lida na pratica pois dialogar é mais facil dar concelho mais chega na hora da pratica é um erro,
    o que nos vemos hoje em dia é criança e dolecentes gravidas e solteiras as pessoas tem que ter mais amor a si. poucas pensam na opção não engravidar agora e sim futuramente.
    ALUNA:KELIANE CIRINEU VIEIRA TURMA 2NR02 ESCOLA:RENATO PINHEIRO CONDURU

    ResponderExcluir
  2. Acho q hj em dia engradida quem quer só pra quem é informado.O governo faz campanhas e dão de graça em posto de saúde. Até no carnaval. Acho q a falta de responsabilidade,e de não pensar nas consequencias...
    Algumas familias falam sobre sexo, e outras não. As vezes a propria mãe tem vergonha de dizer, e não tem dialodo com os filhos.
    Na própria familia tem maliciosos q fazem com q a adolescencia goste e aprenda o sexo de uma maneira q disperta cedo.Pra tudo tem sua hora.E acabam engravidando,as vezes do próprio pai ou tio. É muito dificil evitar, pois as vezes a própria mãe sabe e tem medo de denunciar. E assim o adolescente sem saber como evitar acaba engravidando.
    Na escola sempre é falado, mas acho que a adoelscente quer novas descobertas e descobre o sexo cedo e acontece.Acaba amadurecendo porque a vida ensina.(Quando a cabeça não pensa o corpo padece)
    O que podemos fazer é: muita orientação e muita conversa em casa, palestras, campanhas, etc. E sempre Use camisinha, sem falar nas doenças também. E lembrar: USE CAMISINHA SEMPRE!!!!!!!!!!!
    Aluna: Fernanda Alves de Souza
    Escola: Renato Pinheiro Conduru
    Turma: 2RN01

    ResponderExcluir
  3. aluna: jessica da silva leal 2nr01
    renato pinheiro conduru
    bom muitas gravidez são causada por pias não aconselharem tem pais que não conversam sobre isso com seus filhos e também os jovens tem um pouco de cupa por existe tantas coisas no mundo em que vivemos que devemos nos previnir de tudo uasndo camisa ou não praticando fazendo nada essa e a minha opinião. Acho q hj em dia engravida quem quer só pra quem é informado. O governo faz campanhas e dão de graça em posto de saúde. Até no carnaval. Acho q a falta de responsabilidade, e de não pensar nas consequencias...Algumas familias falam sobre sexo, e outras não. acho que a escola também da conselhos para não acontecer o que acaba acontesendo obrigado por sua atenção ass: JESSICA DA SILVA LEAL 2NR01 NOITE RENATO PINHEIRO CONDURU

    ResponderExcluir
  4. No meu ponto de vista uma gravidez na adolescência,ela acontecer por falta de informações até mesmo em casa.
    Pois,hoje em dia acontece gravidezes indesejadas,muitas vezes por falta de atenção,hoje em dia existe tantos meios de evitar.tem palestras,no posto de saúde dão camisinhas,a anticoncepcionais,então tem muitas maneiras de ser evitar.
    Só que ainda existe muitas adolescentes,que não procuram se prevenir e acabam engravidando e muitas delas por ser uma gravidez indesejada,acaba opitando pelo aborto.
    E muitas dessas adolescentes,seus pais não procuram orienta-lás,procurando mostrar como poder ter uma relação sexual na adolecência,podendo assim evitar uma gravidez.Muitas das vezes é falta de informação,então no meu ponto de vista por isso,que hoje no mundo em que vivemos acontacer muitos casos de gravidez na adolescência,por falta de diálogo em casa,nas escolas enfim,falta de informação.Então oque podemos fazer para que possamos evitar,é ter muito dialágo em casa,participar de palestras,e claro orientar sempre que for manter uma relação sexual, usar presevativo,não só para evitar uma gravidez,mas também evitar doenças sexualmente transmisivéis!
    Aluna:Andreza Helena Toscano Alves
    Escola:Renato Pinheiro Conduru
    Turma:2RN01

    ResponderExcluir
  5. e a fauta de orientação familiar pois os pais não falam com os seus filhos sobre arelação. mas acreio que não seja a fauta de informação porque hoje na midia de tv falam sobre a gravides na adolecencia e a relação sexual na tv acho que a fauta uma infomação tanto na escola quanto em casa. hoje jovem ficam gravidas por fauta de desetruturaçao da familia os professores podiam dar palestras sobre o assunto. nome maria do socorro dtantas caudas sala 2nr01 escola renatop.conduru

    ResponderExcluir
  6. Nossa e muito dificil falar sobre isto...
    sou adolescente meu nome marta e estou gravida.
    tenho 16 anos minha primeira vez foi com 15 ,
    eu jamais vou botar culpa em meus pais
    porque tenho dois ezemplos em casa,meu pai e pasto nasci no beço evangelico sempre fui a ygreja,sabia muito bem oque a biblia falava quer dizer fala sobre o sexo antes do casamento...
    todomundo sabe que adolescencia e uma das fazes mais complicada,e a faze que comesamos apensar, se quer estuda se quer namora ficamos muitoo mais agitados muitas vezes malmorados rebeldes em fim e muito dificio ser adolescente.
    cada caso e um caso eu conhesoo meninas que realmente foi os pais que sempre deixoo elas de lado numca procurarão saber onde andava.
    meu caso ñ eles sempre me derão atensão,so que assim gente, infelizmente acontece olhaso eu conheso tamben muitas meninas que ja teverão relação com muitos rapazes sempre usarão camisinha a camisinha estorava e numca ficava gravida,eu sempre me cuidei com meu namorado allan usava camisinha sempre,estorou e fiquei gravida,
    sofri muitoo so sabe realmente quem esta ou ja passo porisso,quando eu descobri fiqeui apavorada queria morre,pensva muito em meus pais,mas numca passo pele minha cabeça de aborta passo doi meses e ainda
    ñ tinha caido a ficha de pois que começo a ficar redondinha ai me dizisperei e meu esposo sempre do meu lado agente casou ainda bem que eu amava ele sempre vou amar e ele senti o mesmo pormim,eu liguei um dia pra ele desesperada chorando e falei allan diegoo a barriga ta grandinha temos queconversa agora, ele foi la e então resoulvemos se juntar...
    eu continuei glaroo desesperada imagine 15 anos e ter que me casar, esses dois meses passei na casa da minha irmão que esta gravida e era de muito risco agravides dela em tão eu tava achudando ela ,meus pai nem sonha com isso um final de semana fui pra casa deles ii minha mae fico um pouco desconfiada, então chego uma amiga dela e minha tambem e entrou no meu quarto e me viu chorando ficou encistindo em saber oque tinha acontecido tava doida para desabafar com alguem
    e falei pra ela nossa ela ficou doida me via como a bebezinha da casa sou a mas nova SSs
    em tão guando chegou na ygreja ela falou am inha mãe meus pais apesar de triste me ajudarão de todas as formas porciveis e casei junto com outra irmão minha, faltava qiunze dias pra ela se casar casamos quatro oras da terde foi muitoo limdo o casamento, sofri muito e ainda sofro com a lingua dos outros,com preconceitoo que e oque mata,estou com cinco meses ñ saio muito de casa tenho medo das lingua e vergonha da familia que mindeu todo apoio aiai e muitoo dificio mas agradeço a deus porque ele mindeu duas benção meu esposo e meu filho.
    parei de ir a escola precisamos sim de muito apoio dos professores afinal sempre mediscerão
    que estudo era acoisa mas inportante que eles estava ali pra nos ajudar,ai cade a ajuda cinto falta deles acho sim que eles tem que nos ajuda prescisamos de ajuda professores precismo da sua inteligencia pra creser na vida...

    ResponderExcluir
  7. Eu acho q não é por falta de preservativos.... E sim falta de informação..E um descaso dos governantes falta de politicas publicas.....As escolas tambem são responsavel e principalmente alguns pais q não falam sobre o assuntos com seus filhos ate mesmo por vergnha ou outro motivo..onde estar a posição do estado ai? Não seria muita faltade cidadania?? O numero crece assustadoramente a cada dia,e isoo e ruim...Porquê? O que estar havendo?

    ResponderExcluir