quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ideias/Atividades/Mídias/Todas disciplinas

Aqui vai algumas sugestões para todos as disciplinas do Ensino Médio. São pequenas sugestões, para o professor preparar seu plano de aula, incluindo as mídias. Dê um lida, quem sabe interessa a você.
Está separado por área de conhecimento.


OFICINA BEM PRATICA COM O USO DAS DIVERSAS MIDIAS
UTILIZANDO O COMPUTADOR/INTERNET
Objetivo:
Levar os alunos a refletir sobre como a tecnologia é desenvolvida para ser utilizada em contextos sociais específicos, ao mesmo tempo em que impacta na vida cotidiana possibilitando novos arranjos sociais.
Público Alvo:
Alunos do fundamental e médio.
Conteúdos Trabalhados:
Os conteúdos adequados para cada série.
Tempo Estimado
Varia de acordo com o professor.
Metodologia:
Podemos sugerir para que os professores criem um blog para que nele, seus alunos possam postar algumas reflexões sobre os temas trabalhados em sala, pode ser também imagem, charges, vídeos, além de ter a sua disposição no google docs o formulário onde o professor pode elaborar suas indagações em forma de teste onde o resultado pode facilitar a avaliação do professor pois as respostas serão vistas em uma planilha.
Línguas e Códigos:
Português:
Trabalhando com o Editor de texto -
O professor poderá solicitar uma redação sobre uma determinado tema gerado e solicitar que o aluno(a) v'a sala de informática depois do texto pronto e digite, utilizando o editor de texto. No final o coordenador da sala de informática ou mesmo o professor se souber, pode orientar o aluno para a formatação e edição do texto. Em seguida, o aluno(a) poderá enviar a atividade para o professor por e-mail para sua devida correção.
Trabalhando o Hagaquê
Este mesmo conteúdo produzido pelos alunos poderá servir para que o aluno possa transformar a ideia escrita na redação em uma historia em quadrinhos, isto dará a verdadeira intenção sobre o objetivo de seu texto, o que quis dizer.
Para isto o coordenador da sala dará uma breve orientação sobre o hagaque, que é de fácil manuseio.
O mesmo processo pode ser também criado no slide.
Ao mesmo tempo que o aluno está refletindo sobre o tema trabalhado, levando o aluno analisar e coordenar as ideias, também está aprendendo, exercitando ferramentas importantes da informática.
Neste mesmo rumo, podemos incentivar o professor para criar um blog, assim os alunos poderão postar no nele seus textos, suas duvidas, etc além de servir também para o professor lincar texto de ajuda sobre os conteúdos trabalhados em sala. Postar imagens, charges, vídeos com musicas para que o aluno faça sua interpretação e construa sua resposta  no blog ou no formulário postado no blog com os questionamentos e atividades  analiticas.
O professor poderá levar uma letra de alguma musica, e solicitar que os alunos façam uma analise sobre a letra, sobre a concordância, os verbos, pronomes etc que contem na letra.
Uma outra boa ideia, seria a elaboração de um jornal e nele editar as melhores redação do bimestre e expor no quadro de aviso da escola. Além de servir como modelo/exemplo, servirá de incentivos as próximas redações que serão elaboradas. Esta atividade poderá ser desenvolvidas no scribus. (que o técnico da use 5 poderá instalar no computador da escola). Com esta ferramenta fica mais pratico se criar o jornal.
Então vocês percebem que com uma única produção podemos utilizar o computador e os recursos para explorar e levar o aluno a reflexão e a pratica com estas minioficinas, mostrando que a informática vai mais além do que as redes sociais.
Artes:
Com a opção Desenho (Tux Paint instalado no Linux), o aluno poderá criar desenhos, trabalhar as cores.
Outra ideia sera pesquisar na internet  no earth do google (http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html ), onde os alunos poderão visitar países europeus onde constam obras e cenários propícios para se conhecer as obras barrocas, clássicas, romana, conhecer praças, monumentos e varias partes do mundo etc. Além de observar o aluno poderá utilizar o editor de testo para fazer sua reflexão em torno do que está observando, segundo a orientação do professor da disciplina. A partir deste site o professor tem inúmeras possibilidades de temas de seu conteúdo que poderá ser exercitado, explorando o editor de texto, hagaque, tux paint, trabalhar imagens, artistas plásticos e suas obras e com elas criar slides etc. O professor pode utilizar o blog como um instrumento para postar as atividades e os alunos, as suas respostas.
Educação Física:
O professor poderá fazer uma reflexão para os alunos sobre os efeitos de alimentos oleosos, exagero das massas, da gordura excessiva, a falta de exercícios. A partir daí, solicitar que os alunos faça uma pesquisa sobre os malefícios, (causa e efeitos) do consumo exagerado de alimentos calóricos (quais são ele?). Mediante esta pesquisa, em vez de se pedir um texto, que o aluno, logicamente ira imprimir tudo pronto, peça que reproduza o resultado da pesquisa em uma história em quadrinhos que poderá ser criado no hagaque ou no slide, explicitando o teor do qual o professor objetivou com esta pesquisa.
Poderá também, solicitar que o aluno crie slide contemplando uma reflexão (analise e critique) em torno do tema solicitado, neste contexto o professor poderá ressaltar a necessidade da pratica de exercício físico e as consequências pela falta dela poderá provocar nos idosos.
Utilizando a mesma ferramenta earth ( http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html ) o professor poderá levar seu aluno a um tour pelos campos de futebol ou de outro esporte, de vários países.
Solicitar que os alunos assistam ao vídeo (por exemplo: Café da manhã , mas pode ser também sobre obesidade etc), leve-os a refletir e em cima de sua explicação, peça que elaborem um texto no editor, digamos, 30 linhas no minimo sobre o que observaram no que foi falado no vídeo e a que conclusão chegaram? Qual a importância da atividades física para você?.
Mande o aluno observar o lanche vendido na escola e de que maneira os alunos se servem dele. Depois peça  para os alunos pesquisarem o grau de calorias, os nutriente  e de que forma podem afetar a saúde e explore a reflexão em torno de uma vida saudável (alimentação e exercícios físicos).
Língua Estrangeira: Inglês
Distribua a letra da musica, por exemplo New York, New York, peça para seus alunos traduzirem, explore os pronomes, verbos, suas colocações dentro da melodia. Aproveite para trabalhar a interpretação, verifique o que se eles sentiam antes de saber da tradução, confere com a tradução,  a emoção que o autor passou com a melodia/letra dá para se observar com a tradução ou desvalorizou?


New York, New York

Start spreading the news
I'm leaving today
I want to be a part of it
New York, New York

These vagabond shoes
Are longing to stray
Right through the very heart of it
New York, New York

I wanna wake up in a city
That doesn't sleep
And find I'm king of the hill
Top of the heap

These little town blues
Are melting a way
I'll make a brand-new start of it
In old New York

If I can make it there
I'll make it anywhere
It's up to you
New York, New York

New York, New York
I want to wake up
In a city that never sleeps
And find I'm a number one, top of the list
King of the hill, a number one

These little town blues
Are melting a way
I'm gonna make a brand-new start of it
In old New York

And... if I can make it there
I'm gonna make it anywhere
It's up to you
New York, New York


Avaliação:
No final temos um roteiro para avaliarmos a musica.
Peça para os alunos pesquisarem sobre a cidade de New York, se ela confere com o exposto na melodia. Podemos utilizar o Earth, onde os alunos poderão conhecer a cidade, os bairros. Explore os pontos turísticos, peça para que traduzam as palavras  dos locais pesquisados. Mande pesquisarem a musica a São Paulo, São Paulo Trace um paralelo entre  as duas.


Ciências Humanas e suas Tecnologias:
Filosofia e Sociologia:
São várias as opções para se trabalhar informática e estas 2 disciplinas. Bullying, imagens (favelas, charges, cenas de violência etc), vídeos, filmes. E no geral, poderemos abordar temas que são comuns a estas duas disciplinas tais como: valores (éticos), questão de intolerância, as regras sociais, nestes casos, o professor poderá elaborar um roteiro (em anexo no final deste material)
Exemplo de Imagem: Roteiro (anexo)
Para analisar uma música.
Exemplo Família (Titãs)
Titãs


Família! Família!
Papai, mamãe, titia
Família! Família!
Almoça junto todo dia
Nunca perde essa mania...
Mas quando a filha
Quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe
Não dão nem um tostão...
Família êh! Família ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família!...
Família! Família!
Vovô, vovó, sobrinha
Família! Família!
Janta junto todo dia
Nunca perde essa mania...
Mas quando o nenêm
Fica doente
Uô! Uô!
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenêm é estridente
Uô! Uô!
Assim não dá pra ver televisão...

Família êh! Família ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família! hiá! hiá! hiá!...
Família! Família!
Cachorro, gato, galinha
Família! Família!
Vive junto todo dia
Nunca perde essa mania...
 mãe morre de medo de barata
Uô! Uô!
O pai vive com medo de ladrão
Jogaram inseticida pela casa
Uô! Uô!
Botaram cadeado no portão...
Família êh! Família ah!
Família!
Família êh! Familia ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família! hiá! hiá! hiá!...

Dentro deste tema família, podemos trabalhar valores, regras, organização na família, tipos e modelos de casamentos, cidadania,
Depois de fazer reflexão sobre o tema, colocar a música e o roteiro para o alunos responder. (sugestão em anexo).
Avaliação:
Podemos deixar este roteiro lincado (que pode ser elaborado no Google docs) no blog para que seja acessado e respondido pelos alunos.
Podemos pedir para os alunos transformarem em charges o cenário da letra da musica, que pode ser feito no slide, e imagens pesquisadas na internet.
Geografia
Inúmeras são as opções para se explorar  com o uso das mídias o conteúdo de  Geografia. Como por exemplo, explorar o que o Google Earth pode oferecer, através deste programa o aluno poderá se sitiar geograficamente no planeta, buscar por países, regiões estados,  a partir de então, conhecer a sua vegetação, relevos, clima, populações, urbanização etc.
Analisar o aumento populacional mundial. Os fatores que contribuíram e contribuem para o aumento. Quais os efeitos (positivos ou negativos) imediatos e em longo prazo pode causar: no trabalho, na economia, nas cidades, nas questões de recursos naturais, nas questões de gêneros, etc.
Peça para os alunos fazerem uma leitura em voz alta para a classe do texto “O mundo enfrenta novos desafios ao chegar a 7 bilhões de habitantes.”, da revista veja. em sala de informática (com o texto online) em seguida levante um debate na turma, sobre questões como: o que teria provocado este aumento? que Efeito podemos já sentir? E os recursos naturais, como alimento, fontes de energia, quais as perspectivas para o cenário futuro das novas gerações?
Divida a turma em equipes e estabeleça pesquisas que possam responder aos questionamentos criados por você professor. Solicite que as equipes elaborem slides com o resumo de sua pesquisa para apresentarem a turma Peça para criarem gráficos, tabelas.
Avaliação
Professor poderá utilizar o editor de texto para que os alunos possam elaborar suas atividades resultado de suas observações feitas no Earth, Pode também criarem uma HQ, ou o slides, ou mesmo o scribus estilo jornal nele expondo suas reflexões em tudo que for observado.
Leve em conta a participação dos alunos no debate, o interesse, o trabalho e empenho em equipe. Durante a apresentação provoque debates sobre o tema e conte como fator avaliativo.
Poste imagens e peça para o aluno identificar: deserto, relevo, caatinga ou peça para que o aluno pesquise e copie imagens relativas ao seu conteúdo e em torno disto, mande-o caracterizar tais paisagens.
História
Escolha uma ou várias charges que tenha a ver como seu conteúdo atual e peça para o aluno explicar o que entendeu, que tipo de reflexão o chargista teve a ideia de passar com a imagem e os porquês.
Também poderá utilizar o programa Earth para levar os alunos a visitarem cidades, históricas, praças, bibliotecas etc que foram e são relevantes como patrimônio cultural da humanidade. Partindo dai, elabore algumas interrogações que sejam relevantes para a analise do aluno que tenha sempre como apoio o matéria que você ministra em sala de aula.
Utilize o hagaquê, e peça para o aluno elaborarem  uma história, por exemplo, da Revolução Francesa, Descobrimento do Brasil, como ficaria no entendimento de seu alunado. Isto além de trabalhar com a reflexão do aluno também contribui para a fixação do conteúdo.
Outra ideia é pegar a letra/vídeo importante o aluno ter em mãos que pode ser na tela do computador a letra de musica em questão) de uma musica, por exemplo Brasil, de Cazuza.
 Brasil(Cazuza)
Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...
Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha...
Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...
Não me convidaram
Pra essa festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...
Não me sortearam
A garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim?
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada
Prá só dizer "sim, sim"
Brasil!
Mostre-me do teu sócio?
Confia em mim...
Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair...
Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...(2x)a a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...
Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair...
Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim


Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...(2x)


Trabalhamos sobre a ditadura militar, a corrupção, a contemporaneidade, estabeleça comparações, etc. Identifique sempre em que contexto a musica foi lançada (anexo um exemplo de roteiro para analise de musica)
Avaliação:
Poderá criar um blog para que seus alunos postem suas reflexões sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula. Poderá ser em forma de texto ou em formulário com questionamentos elaborados pelo professor e lincado no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário