quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ideia/Atividades/Mídias/Disciplinas/continuação


Aqui vai algumas sugestões para todos as disciplinas do Ensino Médio. São pequenas sugestões, para o professor preparar seu plano de aula, incluindo as mídias. Dê um lida, quem sabe interessa a você.
Está separado por área de conhecimento.


OFICINA BEM PRATICA COM O USO DAS DIVERSAS MIDIAS
UTILIZANDO O COMPUTADOR/INTERNET
Objetivo:
Levar os alunos a refletir sobre como a tecnologia é desenvolvida para ser utilizada em contextos sociais específicos, ao mesmo tempo em que impacta na vida cotidiana possibilitando novos arranjos sociais.
Público Alvo:
Alunos do fundamental e médio.
Conteúdos Trabalhados:
Os conteúdos adequados para cada série.
Tempo Estimado
Varia de acordo com o professor.
Metodologia:
Podemos sugerir para que os professores criem um blog para que nele, seus alunos possam postar algumas reflexões sobre os temas trabalhados em sala, pode ser também imagem, charges, vídeos, além de ter a sua disposição no google docs o formulário onde o professor pode elaborar suas indagações em forma de teste onde o resultado pode facilitar a avaliação do professor pois as respostas serão vistas em uma planilha.
Ciências da Natureza e Matemática
Biologia:
O uso correto dos medicamentos (Toxicologia, Farmacologia,  Medicina,  escolar, Saúde pública  etc Ideia extraída do site da Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/cura-pode-matar-uso-consciente-medicamentos-678655.shtml
Exemplo O veneno no dia a dia”  (texto extraído do blog Socializando Noticias e Ideias) 06/03/2012 - Revista VejaJornalista: Felipe Vilicic
Houve um tempo em que se bebia veneno acreditando tratar-se de um remédio para todos os males. A substância letal em questão era o arsênico. Desde o início do século XX, o perigo do arsênico é amplamente conhecido. Pequenas doses causam sonolência, dores de cabeça, diarreia e confusão mental. em dosagens maiores, o efeito é fatal: sangramentos e convulsões que levam à morte. Entre os séculos X VIII e XIX, porém, o arsênico, em pequenas quantidades, era tido como benéfico. Os médicos o usavam para tentar curar diversas moléstias, principalmente as causadas por bactérias. Não existiam antibióticos e os médicos apostavam em toda sorte de substâncias no combate às doenças. O arsênico era a solução preferida. Uma pesquisa de campo feita pela escritora e jornalista inglesa Lindsay Ashford. que inspirou seu último livro, mostra que o arsênico pode ser a resposta para um enigma que perdura quase 200 anos: o que terá matado Jane Austen, uma das mais conhecidas escritoras da literatura inglesa, autora de clássicos como Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade? Continue lendo acessando o blog.
Peça para os alunos fazerem uma leitura do texto acima, que pode ser impresso ou na tela do computador, depois estimule um debate com a turma. Será que o que cura pode matar? De fato, atualmente não aplicações terapêuticas para o arsênico, mas o limite entre venenos e elixires é tênue. Os medicamentos são substâncias purificadas e concentradas apresentando, portanto, grande efeito fisiológico. É importante lembrar que todos os medicamentos, além dos efeitos terapêuticos, podem apresentar algumas consequências indesejáveis, que, em geral, estão descritas nas bulas.
Os efeitos indesejáveis podem ser classificados de acordo com sua natureza e são os seguintes:
Efeito secundário: Efeito imprevisível que pode aparecer em alguns indivíduos e em outros não. Exemplo: diarreia durante o uso de antibióticos.
Efeito colateral: Mais comuns e previsíveis, esses efeitos fazem parte do efeito do próprio remédio e, em geral, estão descritos nas bulas. Exemplo: a sonolência em pacientes tratados com anti-histamínicos.
Idiossincrasia: Efeito indesejável em consequência de problemas genéticos, em geral, relacionados à deficiência do sistema enzimático. Não está relacionado à dose e à sensibilização prévia. Exemplo: deficiência na atividade da acetilcolinesterase, enzima responsável pela degradação da acetilcolina.
Alergia: Não se caracteriza como intoxicação e, por isso, é estudada pela imunologia. Independe da dose e necessita de exposição anterior do indivíduo ao medicamento. Exemplo: a reação alérgica a alguns antibióticos que ocorre em boa parte da população.
Tolerância: É a diminuição dos níveis plasmáticos esperados quando da utilização contínua de determinados medicamentos, havendo necessidade de doses crescentes para obtenção dos efeitos iniciais.
Exemplo: o uso contínuo de anticonvulsivante do tipo barbitúrico que reduz a meia-vida biológica do medicamento no organismo. Aliás, lembre-os que esta situação é uma alerta para a dependência química.
Dependência: Ocorre quando o medicamento passa a fazer parte do funcionamento do sistema biológico. Neste caso, o organismo muitas vezes necessita do medicamento para manter-se vivo ou desempenhar uma função. Exemplo: a dependência farmacológica a opiáceos, como morfina e heroína, álcool e anfetaminas. Interações: Resulta na utilização simultânea de dois ou mais medicamentos, podendo haver neutralização dos efeitos esperados, ou ainda, adição ou potencialização de efeitos, levando a um quadro variável de intoxicação. Por exemplo, quando se toma alguns medicamentos e em seguida ingere-se bebida alcoólica.
Observe em sala de aula que, além das causas acima relacionadas, a superdosagem também pode tornar um medicamento em veneno. Dependendo da quantidade ingerida, podemos classificar os medicamentos de acordo com a dosagem: doses terapêuticas, tóxicas e letais. As doses letais são obtidas, experimentalmente, por meio do uso de cobaias, em geral, ratos. Saiba mais acessando Io site da NOVA ESCOLA.
O professor pode sugerir uma entrevista com o seu colega, com profissionais de saúde o resultado pode gerar uma história em quadrinhos feita no hagaque ou no slide. Pode ainda pedir uma redação sobre o tema explorando a reflexão e analise que o aluno vivencia no seu cotidiano.
Outro assunto interessante pode ser sobre a  Reciclagem, com vários prismas de direcionamento do assunto como o uso econômico do lixo orgânico. Existem vários textos na internet que tratam deste assunto,, como por exemplo deste site, visite Reporte Brasil.
Avaliação
Solicite que seu aluno faça pesquisa em torno do assunto e que elabore alguma ideia com relação a este tipo de reciclagem e que exponha sua ideia num slide e que execute trazendo um exemplar do experimento que idealizou para a sala de aula e compartilhe com a turma explicando,  utilizando o data show para expor a seu slide explicativo  a turma..
Física
Podemos utilizar a Radiação e os tipos e efeitos, No You Tube você professor encontra inúmeros vídeos bom para passar para seus alunos, como por exemplo este Radicação, Alfa, Beta e Gama.. Provoque seu alunado, com algumas interrogações que deverá ser pesquisada na internet respondendo algumas das indagações abaixo, como um roteiro.:
- O que a exposição à radiação causa no organismo humano em curto e em longo prazo?
- Toda radiação é nociva? Quais são as aplicações da radiação que ajudam o ser humano?
- Quais são os níveis aceitáveis de radiação? O tempo de exposição pode resultar em consequências cada vez mais graves?
-        houve algum acidente nuclear no Brasil? Quando e como ocorreu? Algo poderia ter sido feito para evitá-lo?
Avaliação
Solicite que o aluno redija no editor de texto uma auto avaliação do que foi aprendido e do que não sabia antes desta atividade. Peça no final que cada um leia o seu texto e debata com os alunos sobre a pesquisa, sobre o que aprenderam, etc.
Química:
Os efeitos dos componentes do cigarro no organismo
Peça que a classe marque no texto os termos e processos desconhecidos. Estabeleça algum critério para responder às dúvidas. Você pode começar, por exemplo, falando sobre a química do tabaco. Como inúmeras plantas, ele é percorrido por uma seiva muito rica em produtos químicos. Nela há metais absorvidos pela raiz, extratos vegetais, açúcares e, entre outros tantos itens, nicotina, substância que tem também aplicação industrial — na fabricação de inseticidas agrícolas e vermífugos para animais. Saiba mais acessando o site da NOVA ESCOLA.
O material contem um texto com informações importantes sobre os componentes e os efeitos da nicotina, o que dá para explorar a reflexão analítica do alunado.
Avaliação:
Peça para que  interpretem as imagens postadas no site,(que o professor deve postar no seu blog para disponibilizar para a turma),  .em seguida, sugira que produzam um um texto contendo as observações, as informações passadas das quais desconheciam, e suas conclusões, ou seja, seu ponto de vista, Podem relatar casos, experiencias  que eles conhecem de pessoas que estão ou que vivenciaram os efeitos severos da nicotina.. Esta atividade deve ser elaborada no editor de texto. Ou ainda, pode se postar no blog do professor, ou ainda, no formulário que poderá ser disponibilizado pelo professor no seu blogger.
Matemática
Porcentagem ainda continua sendo para alguns um problema. Então sugerimos esta atividade relacionada com o cotidiano do aluna, que é ligar a porcentagem a elaboração do imposto de renda. Aplicar na pratica o conhecimento, com objetivo do aluno contextualizar teoria com a pratica, a aplicabilidades na vida real do que aprende em sala de aula.
Uma ideia legal está postado no site da Nova Escola,,onde consta o passo a passo desta atividade. Além disto, temos o texto do  site Ocae, que trás algumas informações excelentes sobre Imposto de Renda. Utilize o data show para mostrar os gráficos.
Avaliação:
.Aproveite também as atividades do site da Nova Escola, ou elabore a sua, Esta atividade pode ser toda executada na sala de informática, no editor de texto e/ou planilha.

ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO DE FILMES
1. IDENTIFICAÇÃO:
Aluno(a):___________________________________________________
Disciplina: ___________________________________________________
2. FICHA TÉCNICA DO FILME:
Título do filme: _____________________________________
Atores principais: _____________________________________________
Direção:________________________________
Produção: ______________________________
Ano:__________________________________
Duração: _______________________________
·        Justifique o título do filme
·     Você consegue situar em que local e época se desenvolve o enredo?
·  Você conseguiu se identificar com alguma personagem do filme? Qual? Por quê?
·        Escolha 3 personagens do filme e trace seus perfis.
·  Quais recursos tecnológicos utilizados no filme? Eles eram avançados para a época?
·         Vocês conheciam esta história? Faz parte do cotidianos de vocês?
·        Atribua um conceito de 0 a 10 para os filmes assistidos e justifique sua nota.
·        Quais os traços culturais que você identificou no filme?

ROTEIRO PARA TRABALHAR FILMES (2)
SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA ANÁLISE DE FILMES
Data: _____/______/______
1. IDENTIFICAÇÃO:
Aluno(a):___________________________________________________
Disciplina: ___________________________________________________
2. FICHA TÉCNICA DO FILME:
Título do filme: _____________________________________
Atores principais: _____________________________________________
Direção:________________________________
Produção: ______________________________
Ano:__________________________________
Duração: _______________________________
3. GÊNERO DO FILME:
( ) Histórico ( ) comédia ( ) ficção ( ) romance ( ) animação
( ) documentário ( ) drama ( ) suspense ( ) ação ( ) outros
4. A LINGUAGEM PREDOMINANTE É:
( ) formal ( ) informal
5. GRAU DE ENTENDIMENTO
( ) fácil ( ) razoável ( ) difícil
6. VALORES CINEMATOGRÁFICOS
Assinale com um X as letras O (ótimo), B (bom), M (médio), F (fraco) de acordo com o seu julgamento, quanto aos aspectos do filme:
Música ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F Fotografia ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F
Cenários ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F Efeitos ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F
Diálogos ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F Enredo ( ) O ( ) B ( ) M ( ) F
7. TEMAS ABORDADOS:
( ) Culturais ( ) Científicos ( ) Políticos ( ) Religiosos
( ) Psicológicos ( )Outros: __________, __________, ____________
8. ENREDO (SÍNTESE) :
9. IDÉIA OU MENSAGEM CENTRAL DO FILME:
10. CENA DE MAIOR IMPACTO. JUSTIFIQUE:


ROTEIRO PARA OBSERVAR IMAGENS:

1. IDENTIFICAÇÃO:
Aluno(a):___________________________________________________
Disciplina:_________________________________________
·         O que de imediato, mais chamou sua atenção ao olhar a imagem?
·         Que tema está retratando? (politico, religioso,  violência, humorístico)?
·         Existem regras sociais evidentes na imagem?
·         Retrata a realidade atual? Ou é de época?
·         Expões novidades e acontecimentos do seu cotidiano?
·         Que interpretação você observou nesta imagem?
·         Faça um comentário critico levando como base sua interpretação sobre a imagem e o conteúdo trabalho em sala pelo professor?

ROTEIRO PARA ANALISAR MUSICA
1. IDENTIFICAÇÃO:
Aluno(a):_____________________________________
Disciplina:_____________________________________
Titulo da Musica:
Autor (RES)
Ano que foi lançado:
1.  Como é a rotina diária do personagem da música?
2. Como o personagem da música vivencia a rotina? Quais são as características da letra e da melodia que indicam isso?
3.  Quais são as características de sua família?
4. A musica retrata a realidade atual? Qual trecho mais evidencia isto? Cite!
5.  Este modelo de comportamento faz parte de seu cotidiano? Quais?







Nenhum comentário:

Postar um comentário