Belém-pará
2014
Rubem Alves
O
grande desafio humano é resistir à sedução do repouso, pois nascemos para
caminhar e nunca para nos satisfazer com as coisas como estão. A insatisfação é
um elemento indispensável para quem, mais do que repetir, deseja criar, inovar,
refazer, modificar, aperfeiçoar.
BRASIL
DIVERSOS POVOS,
DIFERENTES CULTURAS, UMA SÓ
NAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
“ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
PROFESSOR RENATO PINHEIRO CONDURU”
Projeto – Feira Cultural
Tema gerador:
Multiculturalidade
SubTema : Brasil: Nossa Diversidade
Cultural
JUSTIFCATIVA:
A comunidade Renato Conduru
consciente da importância de oportunizar ações que promovam a reflexão dos
discentes sobre a diversidade sócio-cultural existente nesta nação continental
brasileira e que se reflete no Estado do Pará e deste para o universo da escola
Conduru despertem e estimulem a
criatividade, Cheia de problemas gerados pelas desigualdades sócio-econômicas,
a diversidade cultural impõe à comunidade escolar a necessidade de uma reflexão sobre seu papel
neste contexto. Nesta direção
também apontam os Parâmetros Curriculares Nacionais ao afirmarem que a Escola deve possibilitar aos alunos a
compreensão social e política de sua realidade e que sejam capazes de fazer análise critica,
responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, e que possam saber
colocar em pratica compreendendo, tolerando e aceitando conviver com as
diferenças, que são características de uma sociedade multicultural como é o
Brasil, como é o mundo globalizado de hoje:
“Quando
lançamos uma semente na terra juntamos a ela a esperança e a certeza de que vai
nascer uma planta. Da planta, o fruto, e do fruto, novas sementes. Toda semente
carrega em seu bojo uma planta dormindo. É fantástica a lição da semente. A
educação também é assim. A gente planta, planta sempre, mas não pode exigir que
a planta venha amanhã. Leva tempo para que uma planta se desperte do sono no
berço da semente. Nem sempre é possível colher o que se plantou. As coisas
caminham devagar. As coisas nem sempre acontecem em curto prazo. Mas é preciso
acreditar e plantar com a certeza de que mesmo em longo prazo, a semente
germinará.”.(texto extraído do site:
http://romanegocios.com.br/educacao/1394-o-professor-e-a-semente-da-educacao, autor desconhecido)
Nesse sentido, este
projeto, cujo tema gerador nada mais é que a Multiculturalidade, objetiva
oportunizar aos alunos oportunizará aos alunos ações que os permitam a produção
exporem sua visão sobre a diversidade cultural que fez e faz parte da formação
do povo brasileiro e que repercute nas mais diversas áreas de nossa sociedade;
pois está comprovado que os alunos aprendem melhor quando a aprendizagem “(...) é uma
experiência transformadora. (...); em outras palavras, a perspectiva do aluno
sobre o que ele aprende [deve permitir que possa transformar a realidade] ...” (Mezirow 1990).
Para isso, é preciso que os discentes compreendam que “A diversidade
cultural refere-se às diferenças culturais que existem entre as pessoas, como a linguagem,
danças, vestimenta, tradições e heranças físicas e biológicas, bem como a forma como as sociedades organizam-se conforme a sua
concepção de moral e de religião, a forma como eles interagem com o ambiente
etc” de modo que sejam capazes de descobrir
como a nossa nação e nós, enquanto povo, fomos constituídos. Saber, por
exemplo, quais as características culturais que podemos encontrar na formação e
depois no desenvolvimento da nossa sociedade brasileira. E mais, poderem
conferir se a sociedade brasileira ainda está refletindo tradicionalmente as
mesmas características culturais de quando foi formada!” http://images.google.com.br/
Enfim, Multiculturalidade foi escolhido por retratar a
diversidade sócio-cultural presente, particularmente no universo da escola
Conduru o cotidiano da vida de nossa comunidade escolar, dentro e fora dos
muros da escola, permitindo ao aluno ser
o ator do seu processo de aprendizagem vivenciando esta pratica através do
conhecimento e de sua reflexão sobre a complexa miscigenação das raças e
culturas que formaram o povo brasileiro. São muitos povos, diversas culturas,
mas com certeza, uma só nação: a nação brasileira.
OBJETIVOS:
Geral:
·
Estimular
intervenções individuais e coletivas contra atitudes preconceituosas.
·
Conhecer
as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las.
·
Repudiar
a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social,
nacionalidade e sexo.
·
Reconhecer
as qualidades da própria cultura, exigir respeito para si e para os outros
·
Específico:
·
Compreender
a diversidade étnico-racial e respeitá-la.
·
Participar
de ações educativas que visam melhorar o comportamento de todos com relação à
diversidade.
PÚBLICO ALVO: Alunos da Escola Renato P
Conduru..
DURAÇÃO: 8 MESES.
METODOLOGIA:
Iniciaremos com a criação
da imagem que seria usada como slogan de nossa feira. Seria desenhado o mapa do
Brasil na quadra da escola, de modo que possa conter dentro dele um numero
grande de alunos com as diversas características
que fazem parte da formação étnica do povo brasileiro. Arrumar os alunos dentro
deste desenho e em seguida, tirar foto abrangente o mapa por inteira, de
preferência com a vista de cima, para se ter noção das características
peculiares dos alunos. Fazer o banner e o slogan (sugestão) BRASIL:
DIVERSOS POVOS, DIFERENTES CULTURAS, UMA SÓ NAÇÃO.
1º Passo: Diagnóstico
Com base nas fichas entrevistas inicial feita com as turmas prepare um
levantamento do perfil dos alunos da escola. Reserve um horário de formação
para apresentar aos professores esse material e leve também os relatos das
atitudes preconceituosas observadas na escola sem dar nomes nem fazer
julgamentos. Peça que todos respondam a um questionário com perguntas sobre a
cultura negra e o modo como o racismo se manifesta. Todas as informações devem
ser tabuladas e servirão de base para o planejamento pedagógico.
2º Passo: [1 semana]:
Os docentes dividirão os
subtemas e as turmas entre si. O tema e o subtema correspondente serão
apresentados e discutidos com os alunos. Este, serão divididos em grupos, para
desenvolverem e apresentarem o subtema na culminância dos trabalhos.
Marcada por discussão em
torno do tema e de sua aplicabilidade, assim como a divisão das turmas por
parte dos professores. Cada professor será encarregado de coordenar, orientar,
até a finalização, a turma que a ele será destinado; aproveitando para sortear
os países que serão pesquisados que serão explorados pela turma.
3º Passo: (decorrer do ano)
As turmas sob a
orientação dos professores coordenadores terão terá 7 meses para pesquisar,
analisar,e criar uma atividade,
utilizando uma mídia (vídeo, slide); ou
danças; teatro; história em quadrinho, etc. que será apresentada como a
culminância dos trabalhos para apresentar o resultado de sua pesquisa, no dia
determinado pela Direção.
Para fortalecer a
reflexão dos alunos em torno do tema, promover palestras, filmes, vídeos,
pesquisas em livros e na internet sobre o tema, levando o aluno a refletir a
cada fato abordado.
RECURSOS:
- Humanos: Coordenadores da Sala de Informática, professores, técnicos, vices e diretora,
alunos,e comunidade, etc..
- Materiais: computadores, impressora. Projetor,
papel, cartucho de tinta;
Livros didáticos;
filmes; questionários de diagnósticos
AVALIAÇÃO
·
Avaliação das etapas do projeto
O professor
coordenador deverá avaliar o trabalho contemplando:
Ø Quanto às dinâmicas de
ensino utilizadas;
Ø Quanto à seqüência das
aulas;
Ø Quanto ao ambiente de
aprendizagem;
Ø Quanto as atividades desenvolvidas;
Ø Quanto à metodologia;
Ø Quanto ao alcance dos
objetivos propostos;
Ø Quanto à atuação dos
professores;
Ø Quanto ao conteúdo;
Ø Quanto ao resultado
virtual efetuado pelos alunos;
Ø Avaliar o Relatório que
deverá ser entregue no final da exposição;
Ø Quanto aos conhecimentos
adquiridos, ampliados ou não; Outros...
CULMINÂNCIA
Organizar todo o material gerado ao longo do projeto:
Ø Slides.
Ø História em Quadrinhos
Ø Material Impresso;
Ø Exposição da Atividade
Material confeccionado deverá ser doado para a
Biblioteca, fazendo parte do acervo da escola.
Encerramento com a
exposição de todos os trabalhos à comunidade escolar.(Roteiro de apresentação
em anexo)
REFERENCIAS:
DA WEB:
ANEXO
ROTEIRO
DA APRESENTAÇÃO
1ª – TURMA ______:
8:00 ÀS 8:20 HS
Expositor (es): ___________,
___________
2ª -
TURMA ______ 8:20
ÀS 8:40 HS
Expositor (es): ___________,
___________
3º
TURMA ______ 8:40 Ás 9:00
Expositor (es): ___________,
___________
4ª
TURMA ______ 9:00
às 9:20
Expositor (es): ___________,
___________
5º
TURMA ______ 9:20
às 9:40
Expositor (es): ___________,
___________
6ª
TURMA ______ 9:40
às 10:00
Expositor (es): ___________,
___________
7º
TURMA ______ 10:00 às 10:20
Expositor (es): ___________,
___________
8ª
TURMA ______ 10:20 às 10:40
Expositor (es): ___________,
___________
9ª
TURMA ______ 10:40 às 11:00
Expositor (es): ___________,
___________
10ª
TURMA ______ 11:00 às 11:20
Expositor (es): ___________,
___________
11ª
TURMA ______ 11:20 às 1140
Expositor (es): ___________,
___________
12ª TURMA
______ 11:40 às 12:00
Expositor (es): ___________,
___________
OBSERVAÇÃO:
Para garantir a presença de todos os alunos na apresentação, solicitar que o
professor coordenador solicite um relatório que deverá ser entregue a ele, no
mesmo dia, no final do evento, que
também fará parte da avaliação da média final da Feira Cultural
ANEXO
ROTEIRO/SUGESTÃO
PARA PESQUISA ( os países)
Origem:
·
Quando, de onde e por que este povo veio para o
Brasil;
·
Onde se localizaram;
·
Qual a forma de governo, economia, modelo de família,
religião, costumes e tradição;
·
Como este país é visto no mundo globalizado;
·
O que mais se destaca neste país.
·
Onde se concentra no Brasil, a maior colônia deste
povo.
ROTEIRO/SUGESTÃO
PARA PESQUISA (3º ano)
Brasil:
·
Fazer o fechamento, pesquisando quais as contribuições
que este país trouxe para nossa cultura, destaque o que mais ficou
caracterizado.
·
Pode ser demonstrado através de imagens, história em
quadrinhos, slide dança, demonstração de trajes, comidas rituais etc, tudo de
curta duração
FICOU ASSIM A DIVISÃO: Acesse o Projeto na Integra
Professores; Turmas e Países
Nenhum comentário:
Postar um comentário