sábado, 25 de janeiro de 2014

PROJETO FEIRA CULTURAL - APROVEITEM A IDEIA



PROJETO FEIRA CULTURAL
Acesse na integra aqui




Belém-pará
2014
Rubem Alves
O grande desafio humano é resistir à sedução do repouso, pois nascemos para caminhar e nunca para nos satisfazer com as coisas como estão. A insatisfação é um elemento indispensável para quem, mais do que repetir, deseja criar, inovar, refazer, modificar, aperfeiçoar.

          BRASIL
DIVERSOS POVOS,  DIFERENTES CULTURASUMA SÓ NAÇÃO








GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
“ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
PROFESSOR RENATO PINHEIRO CONDURU”

 Projeto – Feira Cultural
Tema gerador: Multiculturalidade
SubTema : Brasil: Nossa Diversidade Cultural
JUSTIFCATIVA:
A comunidade Renato Conduru consciente da importância de oportunizar ações que promovam a reflexão dos discentes sobre a diversidade sócio-cultural existente nesta nação continental brasileira e que se reflete no Estado do Pará e deste para o universo da escola Conduru despertem e estimulem a criatividade, Cheia de problemas gerados pelas desigualdades sócio-econômicas, a diversidade cultural impõe à comunidade escolar a  necessidade de uma reflexão sobre seu papel neste contexto. Nesta direção também apontam os Parâmetros Curriculares Nacionais ao afirmarem que a Escola deve possibilitar aos alunos a compreensão social e política de sua realidade e  que sejam capazes de fazer análise critica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, e que possam saber colocar em pratica compreendendo, tolerando e aceitando conviver com as diferenças, que são características de uma sociedade multicultural como é o Brasil, como é o mundo globalizado de hoje:

Quando lançamos uma semente na terra juntamos a ela a esperança e a certeza de que vai nascer uma planta. Da planta, o fruto, e do fruto, novas sementes. Toda semente carrega em seu bojo uma planta dormindo. É fantástica a lição da semente. A educação também é assim. A gente planta, planta sempre, mas não pode exigir que a planta venha amanhã. Leva tempo para que uma planta se desperte do sono no berço da semente. Nem sempre é possível colher o que se plantou. As coisas caminham devagar. As coisas nem sempre acontecem em curto prazo. Mas é preciso acreditar e plantar com a certeza de que mesmo em longo prazo, a semente germinará..(texto extraído do site: http://romanegocios.com.br/educacao/1394-o-professor-e-a-semente-da-educacao,  autor desconhecido)
Nesse sentido, este projeto, cujo tema gerador nada mais é que a Multiculturalidade, objetiva oportunizar aos alunos oportunizará aos alunos ações que os permitam a produção exporem sua visão sobre a diversidade cultural que fez e faz parte da formação do povo brasileiro e que repercute nas mais diversas áreas de nossa sociedade; pois está comprovado que os alunos aprendem melhor quando a aprendizagem “(...) é uma experiência transformadora. (...); em outras palavras, a perspectiva do aluno sobre o que ele aprende [deve permitir que possa transformar a realidade] ...”  (Mezirow 1990).
Para isso, é preciso que os discentes compreendam que “A diversidade cultural refere-se às diferenças culturais que existem entre as pessoas, como a linguagem, danças, vestimenta, tradições e heranças físicas e biológicas, bem como a forma como as sociedades organizam-se conforme a sua concepção de moral e de religião, a forma como eles interagem com o ambiente etc” de modo que sejam capazes de  descobrir como a nossa nação e nós, enquanto povo, fomos constituídos. Saber, por exemplo, quais as características culturais que podemos encontrar na formação e depois no desenvolvimento da nossa sociedade brasileira. E mais, poderem conferir se a sociedade brasileira ainda está refletindo tradicionalmente as mesmas características culturais de quando foi formada!” http://images.google.com.br/
Enfim, Multiculturalidade foi escolhido por retratar a diversidade sócio-cultural presente, particularmente no universo da escola Conduru o cotidiano da vida de nossa comunidade escolar, dentro e fora dos muros da escola, permitindo ao aluno  ser o ator do seu processo de aprendizagem vivenciando esta pratica através do conhecimento e de sua reflexão sobre a complexa miscigenação das raças e culturas que formaram o povo brasileiro. São muitos povos, diversas culturas, mas com certeza, uma só nação: a nação brasileira.

OBJETIVOS:
Geral:
·         Estimular intervenções individuais e coletivas contra atitudes preconceituosas.
·         Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las.
·         Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
·         Reconhecer as qualidades da própria cultura, exigir respeito para si e para os outros
·
Específico:
·         Compreender a diversidade étnico-racial e respeitá-la.
·         Participar de ações educativas que visam melhorar o comportamento de todos com relação à diversidade.

PÚBLICO ALVO:  Alunos da Escola Renato P Conduru..
DURAÇÃO:  8 MESES.
METODOLOGIA:
Iniciaremos com a criação da imagem que seria usada como slogan de nossa feira. Seria desenhado o mapa do Brasil na quadra da escola, de modo que possa conter dentro dele um numero grande de alunos  com as diversas características que fazem parte da formação étnica do povo brasileiro. Arrumar os alunos dentro deste desenho e em seguida, tirar foto abrangente o mapa por inteira, de preferência com a vista de cima, para se ter noção das características peculiares dos alunos. Fazer o banner e o slogan (sugestão)                                                                  BRASIL: DIVERSOS POVOS,  DIFERENTES CULTURAS,  UMA SÓ NAÇÃO.
1º Passo: Diagnóstico
Com base nas fichas entrevistas inicial feita com as turmas prepare um levantamento do perfil dos alunos da escola. Reserve um horário de formação para apresentar aos professores esse material e leve também os relatos das atitudes preconceituosas observadas na escola sem dar nomes nem fazer julgamentos. Peça que todos respondam a um questionário com perguntas sobre a cultura negra e o modo como o racismo se manifesta. Todas as informações devem ser tabuladas e servirão de base para o planejamento pedagógico.
2º Passo:  [1 semana]:
Os docentes dividirão os subtemas e as turmas entre si. O tema e o subtema correspondente serão apresentados e discutidos com os alunos. Este, serão divididos em grupos, para desenvolverem e apresentarem o subtema na culminância dos trabalhos.
Marcada por discussão em torno do tema e de sua aplicabilidade, assim como a divisão das turmas por parte dos professores. Cada professor será encarregado de coordenar, orientar, até a finalização, a turma que a ele será destinado; aproveitando para sortear os países que serão pesquisados que serão explorados pela turma.
3º Passo: (decorrer do ano)
As turmas sob a orientação dos professores coordenadores terão terá 7 meses para pesquisar, analisar,e  criar uma atividade, utilizando uma mídia  (vídeo, slide); ou danças; teatro; história em quadrinho, etc. que será apresentada como a culminância dos trabalhos para apresentar o resultado de sua pesquisa, no dia determinado pela Direção.
Para fortalecer a reflexão dos alunos em torno do tema, promover palestras, filmes, vídeos, pesquisas em livros e na internet sobre o tema, levando o aluno a refletir a cada fato abordado.
RECURSOS:
  • Humanos: Coordenadores da Sala de Informática, professores, técnicos, vices e diretora, alunos,e comunidade, etc..

  • Materiais: computadores, impressora. Projetor, papel, cartucho de tinta;
Livros didáticos; filmes; questionários de diagnósticos

AVALIAÇÃO
·         Avaliação das etapas do projeto
O  professor coordenador deverá avaliar o trabalho contemplando:
Ø  Quanto às dinâmicas de ensino utilizadas;
Ø  Quanto à seqüência das aulas;
Ø  Quanto ao ambiente de aprendizagem;
Ø  Quanto as atividades desenvolvidas;
Ø  Quanto à metodologia;
Ø  Quanto ao alcance dos objetivos propostos;
Ø  Quanto à atuação dos professores;
Ø  Quanto ao conteúdo;
Ø  Quanto ao resultado virtual efetuado pelos alunos;
Ø  Avaliar o Relatório que deverá ser entregue no final da exposição;
Ø  Quanto aos conhecimentos adquiridos, ampliados ou não; Outros...

CULMINÂNCIA
Organizar todo o material gerado ao longo do projeto:
Ø  Slides.
Ø  História em Quadrinhos
Ø  Material Impresso;
Ø  Exposição da Atividade
Material confeccionado deverá ser doado para a Biblioteca, fazendo parte do acervo da escola.
Encerramento com a exposição de todos os trabalhos à comunidade escolar.(Roteiro de apresentação em anexo)

REFERENCIAS:
   DA WEB:

ANEXO
ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO
1ª – TURMA    ______:        8:00 ÀS 8:20 HS
   Expositor (es): ___________,
                          ___________

2ª -  TURMA    ______         8:20  ÀS 8:40 HS
  Expositor (es): ___________,
                         ___________

3º    TURMA    ______         8:40  Ás  9:00
   Expositor (es): ___________,
                          ___________

4ª    TURMA   ______          9:00  às  9:20
   Expositor (es): ___________,
                          ___________

5º    TURMA   ______          9:20  às  9:40
   Expositor (es): ___________,
                          ___________

6ª    TURMA   ______          9:40  às  10:00
   Expositor (es): ___________,
                          ___________

7º    TURMA   ______        10:00 às  10:20
   Expositor (es): ___________,
                          ___________

8ª    TURMA   ______        10:20 às  10:40
   Expositor (es): ___________,
                          ___________

9ª    TURMA   ______        10:40 às  11:00
   Expositor (es): ___________,
                          ___________

10ª  TURMA   ______        11:00 às  11:20
   Expositor (es): ___________,
                          ___________

11ª  TURMA   ______        11:20 às  1140
   Expositor (es): ___________,
                          ___________

12ª  TURMA   ______        11:40 às  12:00
   Expositor (es): ___________,
                          ___________


OBSERVAÇÃO:
Para garantir a presença de todos os alunos na apresentação, solicitar que o professor coordenador solicite um relatório que deverá ser entregue a ele, no mesmo dia, no final do evento, que também fará parte da avaliação da média final da Feira Cultural


ANEXO
ROTEIRO/SUGESTÃO PARA PESQUISA ( os países)
Origem:
·         Quando, de onde e por que este povo veio para o Brasil;
·         Onde se localizaram;
·         Qual a forma de governo, economia, modelo de família, religião, costumes e tradição;
·         Como este país é visto no mundo globalizado;
·         O que mais se destaca neste país.
·         Onde se concentra no Brasil, a maior colônia deste povo.

ROTEIRO/SUGESTÃO PARA PESQUISA (3º ano)
Brasil:
·         Fazer o fechamento, pesquisando quais as contribuições que este país trouxe para nossa cultura, destaque o que mais ficou caracterizado.
·         Pode ser demonstrado através de imagens, história em quadrinhos, slide dança, demonstração de trajes, comidas rituais etc, tudo de curta duração

FICOU ASSIM A DIVISÃO: Acesse o Projeto na Integra
Professores; Turmas e Países

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