sexta-feira, 14 de outubro de 2011

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Tecnologia x Sociologia x Steve Jobs = SUGESTÃO


Objetivos
- Utilizar a trajetória profissional de Steve Jobs (falecido em 05 de outubro de 2011) como linha condutora para o estudo da evolução das tecnologias da comunicação e da informação.
- Apresentar aos alunos a evolução das tecnologias de informação e comunicação, desde o surgimento do computador pessoal até o lançamento dos tablets.
- Promover a discussão crítica sobre essas inovações tecnológicas, ressaltando seus aspectos positivos e negativos.

Conteúdos
- Tecnologias de informação e comunicação.
- Steve Jobs.

Tempo estimado
Quatro aulas

Material necessário

Cópias da reportagem "Os oito trabalhos de Jobs" (Veja, Ed. 2238, 12 de outubro de 2011) para todos os alunos; televisão e aparelho de DVD para exibição do filme "Os Piratas da Informática" (Pirates of Silicon Valley, 1999. Duração: 95 min), que conta a história de Steve Jobs e de Bill Gates.
SUGESTÃO: (Rozangela Pinho)
Pesquisa poderá ser programada e feita na Sala de Informática da escola, sob a orientação do professor da disciplina e o coordenador deste ambiente.
A atividade de Avaliação também com o uso do computador, onde o alunos poderá utilizar o editor de texto, se criar slides, ou ainda, fazer um documentário em video, gravando na câmera ou com o celular, para contextualizar com a turma o seu entendimento sobre o tema e sua analise contextual. Afinal, estamos falando de tecnologia.

Introdução
O falecimento do influente empreendedor Steve Jobs, em 5 de outubro de 2011, repercutiu enormemente na mídia tradicional e na Internet. Por isso, vale relembrar e analisar com a turma sua importante participação na popularização dos computadores pessoais, na digitalização da indústria fonográfica e na criação de novos produtos no ramo da telefonia e de equipamentos portáteis.
Este plano de aula busca utilizar a trajetória profissional de Steve Jobs e as inovações criadas por sua empresa norte-americana, a Apple, como uma forma de entender a origem e a recente disseminação de tecnologias que atualmente consideramos comuns (como, por exemplo, o computador pessoal), oferecendo elementos para uma análise crítica sobre o consumo desses produtos tecnológicos e sua importância atual.

Desenvolvimento

1ª aula 
Comece a aula contando à turma que, nas próximas aulas, vocês irão analisar a evolução nas tecnologias da informação e da comunicação. Em seguida, distribua as cópias da reportagem "Os oito trabalhos de Jobs" (Veja, Ed. 2238, 12 de outubro de 2011) para todos os alunos e realizem uma leitura em conjunto. Durante a leitura, procure verificar a compreensão e conhecimento dos alunos sobre os temas e termos técnicos utilizados, procurando esclarecer eventuais dúvidas.
Depois, pergunte aos alunos se todos já tinham ouvido falar de Steve Jobs e qual das tecnologias descritas na reportagem, desenvolvidas com a ajuda de Jobs, eles consideram a mais importante. Procure fazer com que os alunos expliquem os motivos dessa escolha e peça que usem exemplos da influência desse desenvolvimento tecnológico em nossa vida cotidiana. Além disso, solicite à turma que tente descrever com suas próprias palavras qual foi o papel de Steve Jobs nas inovações descritas na reportagem de Veja.
Após a conversa, peça que os alunos resumam suas impressões em um texto curto, com no máximo dois parágrafos. Explique que essas anotações serão utilizadas nas aulas seguintes, após a exibição do filme "Piratas da Informática".
Sobre o filme: "Piratas da Informática"
É um filme baseado em fatos reais, onde são abordados os primeiros anos da computação pessoal, contados a partir das trajetórias pessoais de Steve Jobs e de Bill Gates (da empresa Microsoft). Entre outros fatos importantes, relata a criação dos computadores Apple I e Macintosh e o afastamento de Steve Jobs do comando da empresa Apple Computers, em 1985.

Pirates of Silicon Valley (EUA, 1999). Diretor: Martyn Burke; Escrito por Paul Freiberger, Michael Swaine e Martyn Burke.
 Saiba mais, acessando NOVA ESCOLA
(Extraído do site NOVA ESCOLA)

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

SUGESTÃO

Alem do filme SHREK podemos trabalhar o BULLYING também com a história em quadrinhos da TURMA DA MONICA.
Podemos incentivar nossos alunos a produzirem uma história em quadrinhos utilizando tiras da turma da Mônica e reinventar uma estória narrando uma forma de agressão com começo meio e fim, levando a aluno a refletir e sobre a solução para esta violência.
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. (Texto extraído do site: NOVA ESCOLA )