domingo, 10 de outubro de 2010

COM O OBJETIVO DE COMPARTILHAR, SOCIOLOGICAMENTE.

Imagem: Google.
Atualmente, estou trabalhando, em minhas turmas (turno da noite) de 3º ano de Sociologia, o tema: Valores. Aproveitando o assunto, resolvi utilizar o filme SHREK, para explorar as várias demonstrações deste sentimento, tanto social, como pessoal.
Falar de Valores, hoje, em uma sociedade capitalista, complexa, onde o consumismo exagerado e o descartável se tornou comum em nosso cotidiano,muitas das vezes até a valorização de certos sentimentos como éticos, religiosos, políticos, estéticos e vitais, parece que perderam sua eficácia. O honesto parece ser anormal, A amizade, a lealdade a pureza, são difíceis de serem observados. A questão da estética, banalizado muitas das vezes, supervalorizadas até pela mídia, dando mais foco para o que é supérfluo. A questão de justiça, algumas vezes também, parece contraditório.
Neste cenário, que se molda a cada dia, tornou-se comum observarmos cenas onde não há mais importância os Valores que julgamos serem primordial na formação de caráter de um ser humano, onde vale mais TER do que SER, é que vemos a necessidade de se resgatar, de se fazer lembrar de que eles existem e que são necessários para a boa convivência dentro de uma sociedade democrática.
Pensando nisto, resolvemos passar para nossos alunos(as) o filme SHREK, Sei que vão argumentar que é infantil, mas muito podemos aprender com ele. Há evidências claras de ensinamento justamente sobre o tema em questão: A amizade (Ogro e o Burro apesar das diferenças), Lealdade, Belo e Feio (Fiona), Pureza, Respeito, Valorização da vida, Bondade, Solidariedade, etc, além de outros temas sociais já abordados em sala de aula, como a Exclusão Social, o Bullyng, a Violência, Discriminação; Isolamento Social etc.
O filme foi assistido com duração de 1 hora de 20 min.
Criamos um roteiro para que a turma pudesse observar alguns itens importantes. Também, fizemos alguns questionamentos para que respondessem, assim, conseguimos a atenção e a participação da maioria, que também se divertiram e deram bastante risadas.
O material produzido por eles só obterei em Agosto. Também haverá uma "conversação" , "um bate papo" com a turma, sobre tudo que foi observado. Mas o que é importante foi, sem sombra de dúvida, a presença e o interesse que demonstraram pelo filme. Acredito, que com as orientações fornecidas no inicio, viram o filme com um outro olhar. Certeza que plantamos uma semente, pois perceberam que, um simples filme, até infantil, pode ser interpretado, e dele se tirar uma reflexão para a vida.
Vejam como foi:



O roteiro que foi entregue antes do filme, com o objetivos de trabalharmos o conteúdo: Valores
ROTEIRO PARA AVALIAR O FILME

IDENTIFICAR O FILME: William Steig ( 1990)

PRODUTOR DO FILME:John H. Williams (1994)

DIRETORES DO FILMES: Andrew Adamson , Vicky Jenson

ORIGEM: Estados Unidos

VAM0S OBSERVAR E RESPONDER

1. QUAIS VALORES PODEMOS IDENTIFICAR NO FILME? CITE E EXPLIQUE.

2. QUE PASSAGEM DO FILME EXEMPLIFICOU ISTO?

3. ALÉM DOS VALORES QUAIS PROBLEMAS SOCIAIS PODEMOS OBSERVAR NO FILME?

( ) DROGAS

( ) DESIGUALDADES SOCIAIS

( ) BULLYNG

( ) EXCLUSÃO SOCIAL

( ) VIOLÊNCIA

4. EXPLIQUE CADA FATO OBSERVADO E INDIQUE EM QUE CENA DO FILME MOSTROU ISTO.

5. QUE SIGNIFICADO TEM PARA VOCÊ O FATO DO OGRO MORAR NO PÂNTANO E NÃO NA CIDADE? EXPLIQUE.

6. COM RELAÇÃO A FIONA, QUAL A SEMELHANÇA NA LIDA COM OS DIFERENTES ? COMENTE.

7. O QUE MAIS LHE CHAMOU A ATENÇÃO NO FILME E POR QUE?

8. NO FINAL, QUE LIÇÃO EM TERMO SOCIOLÓGICO, O FILME DEIXOU PARA VOCÊ? POR QUE?

O resultado, de um modo geral, foi ótimo.

Rosangela Pinho

sábado, 9 de outubro de 2010

JUSTIFICANDO

Para todos que acessam meu blog, para os que o seguem, quero explicar a ausência de posts aqui.
O motivo se deve a minha transferência, saí da Sala de Informática e hoje estou como Multiplicadora do
Núcleo de Tecnologia da Educação NTE BELEM 2, trabalhando diretamente com professores, visando a Inclusão digital.
Assim sendo, tenho que buscar outros meios de divulgar minhas prática pedagógica, uma vez que não terei acesso a Sala de Informática da escola que leciono (que está sendo coordenação ainda).
Mas, como sempre temos um leque de opções, farei de outra forma e assim poderei compartilhar aqui, algumas ideias.
Agradeço sua visita.
Rosangela Pinho