terça-feira, 27 de janeiro de 2009

sábado, 10 de janeiro de 2009

Barrinha MaynaBaby
ALUNOS, HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA VOCES POSTAREM. PARTICIPEM"

ORIGEM DA SOCIOLOGIA

A Sociologia germina no solo da Revolução Francesa de 1789, acalentada pelas transformações sociais, dos movimentos e das crises na sociedade.
Se isso é verdade, não é menos verdade que no começo a Sociologia carrega poderosa inclinação pelo ideal de ordem social, concentrando-se em torno do grupo e não do indivíduo.
Historicamente, a Sociologia estabelece sua sistematização no conceito de grupo social e nos transtornos causados pela desorganização da sociedade provocada pela Revolução Francesa e Revolução Industrial. Que transformaram as bases da sociedade, até então, com fortes tradições e cheia de conservadorismo,
A comunidade intelectual herdou Revolução Francesa – seus ideais, seus excessos e as questões que ela levantou. Por que ocorrem as revoluções? O que elas realizam? Como a ordem é mantida na sociedade, e como os problemas são resolvidos? Como uma sociedade pode lidar com os excessos, das desigualdades de poder e privilégios?
A Sociologia desenvolveu-se a partir das preocupações gêmeas inspiradas pela Revolução Francesa: desigualdade e ordem. Alguns dos primeiros sociólogos temiam a mudança; outros a acolhiam com satisfação. Alguns refletiam sobre os efeitos de declínio das tradições; e outros espantavam-se com a permanência do que era velho. Alguns temiam a desordem; outros detestavam a desigualdade. Todos, porem, foram influenciados pela lembrança da Revolução Francesa.
A industrialização e a urbanização responsáveis por várias transformações na sociedade. Alguns dos primeiros sociólogos viam a industrialização como um meio pelo qual os problemas que assolavam a humanidade, seriam extintos. Outros sociólogos, como Karl Marx, por exemplo, reagiram aos extremos, viam na Revolução Industrial o aumento da desigualdade e pobreza, enquanto outros, como Durkhein e Weber, enxergaram mudanças fundamentais ocorrendo no velho modo de ser da sociedade – mudanças como o declínio da importância da religião tradicional e a crescente organização burocrática da sociedade.
Assim, a Sociologia nasceu numa época de empolgação intelectual, de transformações da sociedade, das mudanças nos relacionamentos dentro dessa sociedade, e muitos queriam entender essa nova sociedade que se apresentava, mas para isso seria necessário, uma nova ciência, capaz de estuda-la, entende-la. Foi assim então que Augusto Comte criou o termo SOCIOLOGIA, que ela achava ser a “rainha”de todas as ciências, seria como uma nova religião, e os sociólogos, como os detentores do conhecimento, seriam os “sacerdotes de nova ordem”, lideres morais, aqueles que iriam solucionar os males da humanidade.
Portanto, a Sociologia é uma disciplina acadêmica que teve inicio no século XIX. É uma perspectiva sobre o ser humano, e seu enfoque se dá sobre nossa vida social, interação, padrões sociais e socialização. Os sociólogos se interessam pela natureza do ser humano, a ordem social e a desigualdade social. Examinam a sociedade, organização social, instituições, interação e problemas sociais. A sociologia é uma disciplina cientifica. Assim como as outras ciências, procura se objetiva no modo como estuda o universo, busca compreender as causas, requer evidências empíricas (baseadas em experiências), é uma tentativa de generalizar e consiste em uma comunidade de estudiosos que criticam e se fundamentam nos trabalhos dos outros. (Mkesenas, Paulo. Aprendendo Sociologia: A paixão de conhecer a vida
1985 Ed. Loyola São Paulo. Charon, Joel M. Sociologia. Ed. Saraiva, 2001, São Paulo.)

ATENÇÃO, ALUNOOOOOS, PARA RESPONDER, CLIK EM LINKS PARA ESTA POSTAGEM. BOA SORTE A TODOS(AS)


QUESTIONAMENTOS
1) Voce acha que ela faz parte de seu cotidiano? Exemplifique!
2) A Sociologia é de fácil compreensão? O que dificulta? Explique!

RESPOSTAS JÁ POSTADAS PELOS (AS) ALUNOS (AS):


Elem Débora, aluna da escola Renato Pinheiro Conduru.

1- Sim, a primeira sociedade que eu faço parte é a minha familia, depois vem, meu vizinhos e amigos, a escola , a igreja e o meu grupo de dança,e isso aumentará quando eu me formar e conseguir um bom trabalho e construir minha casa,com marido e filhos.

2- Sim.é que o mundo hoje é muito competitivo.a maioria das pessoas, só pensam no seu próprio umbigo, e agente naum cresce sozinho, todos precizamos de alguém para nós ensinar, aconselhar e compartilhar conhecimentos.

Mauricio disse...
1- A Sociologia está sim no meu cotidiano na medida em que vivo em sociedade e mantenho relações de amizade, familiares, relações de poder dentro de relações de trabalho e etc as quais a sociedade moderna capitalista nos modelou.

2- A Sociologia pode ser de facil compreenção, mas para isso temos que compreender o funcionamento da sociedade em que estamos inseridos que é o objeto de estudo da sociologia.

Milvania do Rosario teixeira, aluna da noite Escola Renato Conduru turma;2nj02


1- A Sociologia faz parte sim da minha vida cotidiana em seus varios campos, pois estou enserida em uma sociedade em que mantenho relações de amizade, familiares; relaçoes de poder nas relações de trabalho, etc dentro de parametros da sociedade moderna capitalista.

2- A Sociologia não é de facil compreenção na medida em para compreende-la temos que entender o funcionamento da sociedade em que estamos inseridos. um exemplo disso é a falta de cidadania muito visivel em momentos de eleições para a estrutura do poder politico, momento em que os candidatos são votados baseado em seu carisma popular e não nas suas postura política.

Assinado ; Milvania do Rosario Teixeira, aluna da noite do colegio Renato Conduru, Turma: 2


joellem disse...

1.Sim faz parte, porque ela é uma perspectiva sobre nossa vida social e é o que se passa no nosso dia-a-dia, é a ciência que estuda o nosso comportamento na sociedade em que vivemos.
2. Ela não é de fácil compreenção ,e o que mas dificulta é o poder político, a falta de união entre eles, a maioia dos político só pensam em sí próprio e não tão nem aí pros outos. se o mundo de fosse todos unidos não teria todo esses problemas, como a falta de infra-estrutura,a críse econômica e etc...
joellem dos santos cunha - turno:tarde - turma: m2tr01


Humberto disse...
Humberto Costa 2NJ01 - "Renato P. Condurú"

1 - Sim! porque concentra um ideal social, onde a Familia passa a ser o 1º. grupo social a que nós pertencemos e também podemos perceber atraves dela que não é tarefa simples, estudar o ser humano que possui diversas formas de associações e organizações, refletido nas artes, culturas e religião é formada para oferecer ao homem entender de maneira racional e questionadora sua sociedade, identificando as causas e os fenômenos sociais. A sociolocia é ciência de Vital importancia para enterde-mos a humanidade.

2 - Não! pela sua complexidade, sempre buscando de maneira cientifica o estudo do ser humano quanto ser social. As muitas críticas com relação ao que o ser humano faz ou deixa de fazer é o que dificulta. Porque o ser humano ao longo de sua vida´, passa por vários padrões sociais...

tais disse...
1. A sociologia e muito importamte para que possamos conheçer os poblemas da comunidade e fazer o que estiver ao seu alcance.

2. A sociologia promove uma integraçao da comunidade demtro de um contexto de convivenciasem conflito.

E.E.E.F.E.M.RENATO PINHEIRO COMDURU

ALUNA:TAIS BONNETERRE FARIAS TURMA 1TR01TURNO:TARDE


Jessica disse...
1. A sociologia sim ela faz parte da nossa vida e da sociedade como estudo tentando .entender ser humano com suas descobertas tipo regras respeitar pessoas com suas cacteristicas no nosso dia a dia na nossa familia amigos e parentes devemos respeita.

2. A sociologia viver em nossa vida em todas partes todos nos nao sabemos as vezes ser proteje precisamos dos outros pra aprender.vivemos em comunidade de varios tipos nao conseguimos entender a mente humana.

Thaysa da Silva Andrade,2°ano,

E.E.E.F e M "ANTÔNIO GOMES MOREIRA JR.

1.Sim!Por que de acordo com a sociedade em que vivemos,todos somos seres socias,e isso está no meu cotidiano,por que está no modo de como eu penso,de como eu convivo com as pessoas,etc.....
2.Mais ou menos! é que hoje o mundo já não é como antes,hoje ele é mais competitivo,e quase todas pessoas só pensam em si mesmas,por que existem muitas razões pra essas situações que vivemos hoje

Janete disse
1-Sim,pois todos nós enfrentamos problemas envolvendo a comunidade,crimes,violência,problemas familiares e a lutas das instituições tentando resolver os problemas,principalmente das crianças.

2-A sociologia como disciplina, não é muito fácil, mas na prática podemos notar que osresultados algumas vezes dão resultados positivos,muito embora os poderes públicosem nada contribuem para um efetivo sucesso da sociologia,pois deviam investir mais em saúdee educação.RENATO PINHEIRO CONDURÚJANETE OLIVEIRA DE JESUS TURMA:2NR01


vanessa disse...
1-Sim,pois todos nós enfrentamos problemas envolvendo a comunidade,crimes,violência,problemas familiares e a lutas das instituições tentando resolver os problemas,principalmente das crianças.

2-A sociologia como disciplina,não é muito fácil,mas na prática podemos notar que osresultados algumas vezes dão resultados positivos,muito embora os poderes públicosem nada contribuem para um efetivo sucesso da sociologia,pois deviam investir mais em saúdee educação

.RENATO PINHEIRO CONDURÚJANETE OLIVEIRA DE JESUS TURMA:2NR01
28 de Março de 2009 21:22

everson disse...
1.Sim ela faz parte de nossas vidas e da sociedade por que com ela aprenemos a dar mais atenção ao proximo e ser tornar pessoas de bom senço e ter reipeito com todos ao nosso redor porque nesse mundo, todos nos precisamos uns dos outros.E por qeu nesse mundo temos preconceito e muita desigaldade com todos a nossa volta.

2. E no estudo ela e, uma das que mostra tudo aquilo qeu vemos em nossas vidas.

Escola:E.E.F.M DR RENATO PINHEIRO CONDURÚALUNA: Erika R pinheiroSERIE:1°ANO TURMA:TR01



27 de Março de 2009 09:11
myllena disse...
aluna myllena ferreira do Renato P. Condurú

1) sim! a Sociologia está no meu cotidiano,por q eu vivo em uma sociedade,em uma cidade, e moro com a minha família e meus parentes e amigos.então a sociologia estar no meu cotidiano.

2) não,por q cada um de nós temos pensamentos diferentes e aí se torna um pouco díficil de compreender a sociologia e também o pensamento do próximo.E muita das vezes as pessoas só pensam nelas próprias e o mundo se torna conserteza competitivo.

27 de Março de 2009 11:35
kelve n rodrigues disse...
1) Certamente a sociologia está incluída no meu dia-a-dia, pelo fato de nos sermos seres sociais, e vivermos em sociedade e de nos relacionar com outras pessoas, podemos então dizer que a sociologia faz parte do nosso cotidiano, pois ela está presente em nossas vidas,quando praticamos algum ato social,que venha ajudar ao nosso próximo ou até mesmo quando nos comunicamos com outras pessoas, sejam elas conhecidas ou não, sempre estamos interagindo na sociedade em que vivemos.

2)Por um lado sim e por outro não, respectivamente a sociologia, a cada dia vem buscando meios para que possamos entender a sociedade em que vivemos sendo uma ciência que estuda as relações entre pessoas que vivem numa comunidade ou num grupo social. A sociologia nos ajuda a compreender e a entender o meio social em que vivemos, e por outro lado depende de nos entendermos a sociedade em que vivemos e aprendermos a lidar com as diferenças sociais bastante freqüentes no meio em nosso meio social, muitas das vezes separando o pobre do rico, o branco do negro, enfim depende de cada um de nos encarar de fato a sociologia como de fácil compreensão.

27 de Março de 2009 13:41
carlos anderson disse...
sim,lgo porque procura ser objetiva em todos os aspectos,examinado com esperiencias,procurando entender a todos. A difícil compreensão se dá,por que não queremos deixar ela nos entender.

30 de Março de 2009 07:45
leandrinhodsp disse...
E.E.E.F.M. ANTONIO MOREIRA JRTurma:201 Turno :1

1Sim. A Sociologia é o estudo da vida em sociedade e ela está presente em nosso cotidiano sempre que nos relacionamos com outras pessoas praticamos o que chamamos de interação social.e ela está presente tanto nos grupos de amigos como no grupo familiar e devido a esse contato social estamos em um processo constante de aculturação ,recebendo e transmitindo informações numa troca sistemática de cultural..

2Não. Ela não é de fácil compreensão porque estamos em constante modificação.Isso significa que, cada mais temos que nos adequar na sociedade para que possamos acompanhar o processo de evolução social da humanidade.Todos os dias surgem novos grupos criados por jovens e várias outras mudanças ocorridas na sociedade dificultando assim o seu fácil entendimento

30 de Março de 2009 08:41
adma disse...
Adma Driele B. Farias

Escola:Renato Pinheiro Condurú1-

Sim!a sociologia está presente no meu cotidiano,seja na escola,trabalho,nas ruas,em uma loja,ou até quando estamos em grupos sociais.Cada gesto q fazemos,falamos ou pensamos envolvemos a sociologia,em nossa casa,com amigos,nossos pais,irmãos,etc...tudo isso é sociologia,enfim,ela estará sempre ao nosso lado,aonde quer que poçamos ir.

2-Sim,a sociologia é de fácil compreensão,por que ela estuda a natureza do ser humano,noa ensina como lhe dar com o meio social, culturas diferentes,conhecer os outros e a sim próprios.Põem em questão os conflitos,pobreza,a desigualdade social que cresce cada dia mais.Põe também em questão que as pessoas só lembram de sim,de seus problemas,não sabem ouvir os dos outros,criticam...a desigualdade social é um dos maiores problemas que a maioria da polpulação brasileira infrenta.Os que tem as condições financeiras melhores,querem humilhar as pessoas que não tem condição para ter uma vida melhor,segundo a sociologia,a dependência é um dos principais temas,precisamos uns dos outros,mas isso não acontece no nosso meio social.a sociologia é entendimento da vida,ela nos ensina como lidar e a pensar melhor na vida e melhorar nossos comportamentos e tentar ser um cidadão melhor e passar por cima de todas as dificudades!

30 de Março de 2009 09:04
karolzinha disse...
E.E.E.F e M. Profº Antonio Moreira JrAluna: Jaqueline Ayres Turma:102 Turno:1º

1ºAcho!Porque ao nos comunicarmos com nossos amigos, família e conhecidos estamos sendo social, mas também existem outras formas de comunicação através de dança, gestos e etc.

2ºNão! Ao passar por transformações sociais o ser humano tende a ser diferente um do outro na sua maneira e de pensar e agir nas determinadas situações. Sendo assim, o ser humano passa por vários processos sociais no decorrer de sua existência.Questões emocionais; profissionais; sociais.

30 de Março de 2009 11:30
1 disse...
1)Sim!a sociologia faz parte do meu dia-a-dia,porque todos nós seres humanos somos seres sociais,ou seja,através do nosso modo de pensar,vestir,calçar,etc...Apartir do momento em que eu estou me relacionando com outra pessoa a sociologia já está em meu cotidiano.

2)sim!!é de fácil compreenção, pois todos nós seres humanos vivemos em sociedade,o que dificulta na realidade é a falta de informação das pessoas por não abordarem o assunto em questão.Um exemplo disso:é a difícil convivência com pessoas de diferentes opiniões.

E.E.E.F.M.AntÔnio Gomes Moreira júniorturma:201aluno:Elton